Descrição

A praia fluvial da Quinta do Barco está localizada na margem esquerda do Vouga, na freguesia de Paradela do Vougo e ao lado da ponte que atravessa o rio para a freguesia de Pessegueiro do Vouga. É uma praia bem equipada, com infraestruturas para a prática de desporto aventura, balneários e parque infantil. É um local de grande beleza, ideal para passar um dia em comunhão com a natureza. O espelho de água é proporciona do pelo açude da Grela, obra que visa o aproveitamento hidroelétrico das águas do Vouga. Este açude marca ainda o início do sítio da Rede Natura do rio Vouga, que se estende por mais de 2769 hectares até Segadães, já no município de Águeda.

Praia fluvial
Apatura-pequena
Lampreia-marinha

Património Natural

O Sítio de Importância Comunitária (SIC) do rio Vouga teve na sua origem a intenção de proteger os peixes migradores protegidos na Europa, como é o caso do sável, da savelha, da lampreia-marinha e da enguia. A este impressionante elenco de espécies protegidas, junta-se ainda a lampreia-de-rio, o ruivaco, o bordalo, a boga e o barbo.Nestas águas podemos ainda encontrar o mexilhão-de-rio-pequeno, a macrómia e a libélula-esmeralda. A lontra encontra aqui farto alimento e são frequentes os indícios da sua presença, enquanto a borboleta apatura-pequena foi aqui observada por diversas vezes, formando uma das suas mais importantes populações conhecidas em Portugal. O guarda-rios, com as suas cores vivas, é facilmente avistado nas suas constantes pescarias ao longo do Vouga.

Bateira
Lontra

Património Cultural

A chata ou bateira do rio Vouga é uma embarcação de fundo chato lanceolado e bordas muito baixas. Serve ainda hoje como embarcação de apoio à pesca, mas antigamente era uma das formas mais utilizadas para transporte de pessoas e mercadorias entre as duas margens do rio Vouga.

Rio Vouga
Barbo
Açude da Grela