Descrição

O Lenteiro do Rio é um parque junto à foz do rio Sul que se configura como uma zona de lazer de excelência para os moradores de São Pedro do Sul e para os visitantes do território. Tem um jardim de grandes árvores que proporciona sombra a quem aqui se deslocar. É um local privilegiado de acesso ao rio Vouga, com uma imponente levada que outrora fazia rodar as pás de uma nora que elevava a água do rio para os regadios circundantes. Junto à nora existe uma poldra que servia de passagem entre as margens do Vouga, e na área de confluência dos dois rios forma-se uma pequena ilha, que acrescenta ainda mais beleza a este quadro idílico tirado da imaginação de um escritor romântico. Reza a lenda que foi aqui que uns pescadores avistaram a imagem de São Pedro nas águas do rio Sul, que só por milagre ali tinha chegado praticamente intacta. E assim ficou batizada esta localidade como São Pedro do Sul.

Rio Vouga
Ponte de Negrelos

Património Cultural

A “Estação de Artes e Sabores” resulta da recuperação da antiga estação da linha do Vouga em São Pedro do Sul, constituindo hoje um pequeno museu, uma loja de artesanato e um café que serve iguarias locais. Mesmo ao seu lado, a ponte ferroviária de Negrelos é testemunha das magníficas obras de arte em alvenaria que permitiram a esta linha subir por montes e vales ligando o litoral ao interior serrano.

Estação de Artes e Sabores
Cais
Parque do Lenteiro do Rio
Macrómia
Chapim-azul
Parque do Lenteiro do Rio

Património Natural

O rio Sul é conhecido pelas suas trutas de grande dimensão, que ainda hoje sobem este rio de montanha para aí desovar. No Vouga, o barbo e a boga dominam a fauna aquática, sendo ainda frequentes a enguia e o escalo.Nos bosques junto ao Vouga os carvalhos juntam-se aos amieiros e salgueiros constituindo um excelente habitat para o chapim-real, hipericão-do-gerês, tritão-marmoreado e para a rara borboleta apatura-pequena. No rio, as libélulas protegidas macrómia e esmeralda podem ser observadas, aproveitando os remansos do Vouga proporcionados pelos açudes para prosperar.

Estação de Artes e Sabores
Barbo
Tritão-marmoreado
Rio Vouga