Descrição

A cascata das Golas é composta por uma sucessão de quedas de água inseridas na zona do rio Ardena onde os declives são mais abruptos. Estas quedas, para além do elevado valor paisagístico, apresentam caraterísticas excelentes para a prática de desportos de aventura. O rio Ardena nasce na serra do Montemuro na aldeia de Noninha, a uma altitude de cerca de 800 metros, e percorre um desnível de 700 metros, durante 13 km, até desaguar no rio Paiva, a uma cota de 100 metros, na zona de Espiunca. Pela sua passagem, este rio de montanha, de águas frias, atravessa diversas povoações, tendo sido ao longo dos tempos a maior fonte de água para as atividades agrícolas destes vales onde os declives são mais suaves.

Património Natural

O rio Ardena, ao longo do seu percurso, apresenta um valioso património natural com locais de uma beleza peculiar. Um desses sítios é a excelente zona de recreio e lazer do rio Ardena, em Nespereira, onde se destaca a bela ponte da Balsa. A biodiversidade por aqui também abunda: a flora é diversa, os amieiros, freixos, salgueiros, ou herbáceas, como o feto-real ou a primavera, compõem as galerias ripícolas, rodeadas por bosques de carvalho-alvarinho ou belos lameiros. Esta paisagem favorece a presença de uma fauna rica: diversas libélulas percorrem as margens do Ardena, como o ortétrum-dos-ribeiros ou a libélula-crepuscular, bem como espécies como a rã-ibérica, o lagarto-de-água ou o esquivo melro-de-água.

Património Cultural

Em Nespereira podemos encontrar a gruta de Nossa Senhora de Lurdes, inaugurada em 1896, e réplica da existente em Massabielle, em França. A gruta encontra-se inserida no parque da Nossa Senhora de Lurdes num cenário de grande beleza, repleto de frondosas árvores, que constitui uma excelente zona de lazer.

Sanguinho
Ortétrum-dos-ribeiros
Cascata das Golas
Cascata das Golas
Zona de recreio e lazer do rio Ardena
Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Queda de água
Ponte da Balsa
Rio ardena