Descrição

Banhada pelo rio Paiva, a praia fluvial de Folgosa apresenta excelentes condições para atividades de lazer, dispondo de diversos equipamentos de apoio. As luxuriantes galerias ribeirinhas e a dinâmica natural do rio contribuem para a prática de vários desportos, pesca, ou o simples contemplar da natureza e da paisagem. Ao longo dos percursos junto às margens do rio, passando pelas tradicionais poldras aqui existentes, pode-se observar a grande diversidade de fauna e flora deste lugar.

Garça-real
Praia fluvial de Folgosa

Património Cultural

Bem perto da praia fluvial de Folgosa, o PR7 – Trilho das Levadas, um percurso circular, percorre fantásticas paisagens moldadas pelo homem ao longo do vale do Paiva. Atravessando o rio Mau, bem como a sua foz, no rio Paiva, este percurso é marcado pela presença de moinhos, levadas e poldras que testemunham a relação do homem com a água ao longo dos séculos.

Rio Paiva
Lontra
Apatura-pequena

Património Natural

Na praia fluvial de Folgosa é possível observar uma grande diversidade de fauna e flora como o melro-de-água, o guarda-rios e a garça-real. Por aqui andam também importantes espécies de invertebrados, como a borboleta apatura-pequena e as libélulas macrómia e esmeralda. A lontra também está presente, bem como várias espécies de herpetofauna, como o lagarto-de-água ou a cobra-de-água-viperina.

Lagarto-de-água
Rio Mau