Descrição

Situado na margem esquerda do rio Douro, o areal de Espadanedo é uma excelente zona de lazer, onde ainda podemos observar nas suas margens, vestígios de um rio Douro selvagem, antes da subida das águas, provocadas pela construção das barragens. Aqui é possível observar parte de alguns afloramentos rochosos que antes dominavam nas margens do Douro. Este é também um sítio com muita história já que, antigamente, era um ponto de paragem dos barcos rabelos. Aqui estes atracavam e carregavam diversos produtos produzidos pelas gentes do Douro, para abastecer os mercados do Porto. Esta foi, durante muito tempo, a única via de transporte direto para aquela cidade.

Património Histórico

Em Tarouquela podemos encontrar a igreja românica de Santa Maria Maior. Esta estava integrada num dos primeiros mosteiros femininos da ordem de São Bento, a sul do Douro, criado em meados do século XII encerrando, mais tarde, no século XVI. Destacam-se nesta igreja as diversas esculturas presentes, demonstrando o elevado simbolismo deste local.

Salgueirinha
Areal de Espadanedo
Lódão-bastardo
Vaca-loura
Rio Douro

Património Natural

O areal de Espadanedo está integrado numa paisagem fantástica. Aqui desagua a ribeira de Espadanedo, envolvida em bosques, e com uma elevada biodiversidade. Sobreiros, carvalhos-alvarinhos, pilriteiros ou lódãos-bastardos compõem as encostas. Junto ao Douro também podemos ver salgueiros, amieiros e uma diversa flora herbácea, como a erva-pombinha ou a bela salgueirinha-roxa, típica de zonas ribeirinhas. A fauna também abunda nestas encostas sobre o Douro: o sapo-comum, o tritão-marmoreado ou a salamandra-de-pintas-amarelas são alguns dos anfíbios que por aqui vagueiam e, no que respeita aos invertebrados, é possível encontrar a libélula-imperador, a borboleta fritilária-dos-lameiros ou o escaravelho vaca-loura.

Tritão-marmoreado
Igreja românica de Santa Maria Maior
Libélula-imperador