Descrição

O rio Bestança, que nasce junto às Portas do Montemuro, a cerca de 1200 metros de altitude, desagua no Douro por estas paragens, tornando deslumbrante a paisagem deste lugar. Atualmente zona turística importante no Douro, este foi em tempos ponto de paragem dos barcos rabelos que transportavam o vinho do Porto da região do Douro vinhateiro para as suas caves, em Vila Nova de Gaia. Perto de Porto Antigo encontramos a ponte de Mosteirô, importante ponto de passagem para Porto Manso, no lado norte do rio Douro que, ao longo da sua história, sofreu várias alterações. Destaque para a destruição de parte desta com dinamite, em 1919, num período tenso da 1ª República não se conhecendo, até hoje, os autores desta ação.

Ruela de Boassas

Património Cultural

Virada para o Douro, a aldeia de Boassas, integrada na rede Aldeias de Portugal®, apresenta um património arquitetónico e histórico valioso. Destacam-se as estreitas ruas e os belos pátios espalhados pela aldeia (possivelmente de origem árabe), a Casa do Cubo e a capela de Nossa Senhora da Estrela, de meados do século XVIII. De grande interesse é também a quinta Paço da Serrana, que em tempos pertenceu ao explorador africano Alexandre Serpa Pinto, onde se podem contemplar inúmeras espécies de árvores exóticas.

Aldeia de Boassas

Património Natural

Esta região apresenta um património natural valioso. Pelas encostas do Douro é abundante a presença do sobreiro, bem como do medronheiro, do lódão-bastardo e do pilriteiro, sendo um importante habitat também para a águia-de-asa-redonda. No rio Bestança, destaca-se a zona de passagem deste rio junto a Pias, excelente zona de lazer, onde podemos observar várias espécies de fauna e flora. O tritão-marmoreado, a rã-ibérica, a libelinha gaiteiro-azul ou a bela borboleta zebra são algumas das espécies presentes. Também aqui podemos encontrar o canhão de Pias, zona onde o rio afunila por entre imponentes blocos rochosos, antes de chegar à sua foz, criando um lugar de extrema beleza. Igualmente em Pias localiza-se o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança, excelente porta para conhecer este fantástico vale.

Borboleta-zebra
Foz do Bestança
Casa dos Cubos
Canhão de Pias
Tritão-de-ventre-laranja
Rio Douro